O Fantástico Jaspion
Quem não se lembra de Jaspion? Creio que todo mundo da minha geração que tenha mais de 20 anos deve ter tido a infância marcada por este seriado,Kyojuu tokusou Jaspion 巨獣特捜ジャスピオン Kyojū Tokusō Jasupion é um seriado Japonês do gênero tokusatsu e faz parte da franquia de Metal Heroes, ela foi produzida pela Toei company e foi exibida no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi protagonizada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.
A série, escrita por Shozo Uehara e atribuída pela Toei à pessoa física de Saburo Hatte, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados, mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC, atualmente chamado de JAE - Japan Action Enterprise), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.
No elenco, Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original). Watari também foi a estrela das séries Sharivan (1983) e Spielvan (1986).
No Brasil,a série foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988 até meados de 1994. E entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996 foi exibida pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta. Ficou fora do ar até 2009, quando começou a ser exibida pela Ulbra TV, onde permanece até hoje.
A série obteve um sucesso até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica e jamais vista pelo gênero de superheróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. Em razão desta gigantesca popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais.
A História do Tarzan Galáctico
No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.
Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.
Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.
Aqui no Brasil
No final dos anos 80, Jaspion foi lançado pela Everest Vídeo em VHS e depois exibido pela Rede Manchete.
Logo virou revista em quadrinhos pela EBAL (Editora Brasil América) produzidas pelo Studio Velpa e uma fotonovela pela Bloch Editores.
Em 1991, a Editora Abril lançou a revista O Fantástico Jaspion (novamente produzida pelo Studio Velpa), com histórias que davam sequencia ao final da série, além de Jaspion eram publicadas histórias com outros personagens da Toei Company como o Comando Estelar Flashman, no seguinte, a revista do Jaspion foi cancelado, Jaspion passou a ser publicado na revista Heróis da TV.
Estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras séries exibidas também pela Rede Manchete como Changeman e Maskman.
Na revista "Almanaque do Spielvan #1, publicada em 1994 há um curioso confronto entre Jaspion Spielvan (no Brasil recebeu o nome de "Jaspion 2")
Embora muitos dos artistas que produziram as histórias fossem influenciados pelos mangás, as histórias eram produzidas no estilo dos comics de super-heróis.
Curiosidades
§  Jaspion veio do inglês Juspion que é uma aglutinação das palavras Justice e Champion e foneticamente adaptada ao português como Jaspion.
§  Os nomes do quinteto de ninjas espaciais da bruxa Kilmaza representam os elementos da natureza segundo uma das muitas concepções do Taoísmo: Ka significa "Fogo", Fuu traduz "Vento/Ar", Do simboliza "Terra", Sui é "Água" e Moku quer dizer "Madeira" (fonte: páginas 700km, de Ricardo Bittencourt, e Yagyu Shinkage-Ryu, de Sylvain Guintard). Note que esta classificação não é estática - muitos ramos desta filosofia apresentam no lugar do vento o Kin ("Metal"), enquanto outros englobam todos os seis elementos aqui mostrados.
§  O ator que interpretou Jaspion, Hikaru Kurosaki, há muito tempo deixou a carreira artística e hoje vive como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).
§  Embora Hikaru Kurosaki fosse dublê do JAC, ele jamais vestiu a armadura do Jaspion. Esta informação foi fornecida pelo próprio ator em 2001, época que ele cedeu entrevista a revista brasileira Herói.
§  Em alguns episódios é possível ver o logotipo da Suzuki na lateral da Allan Moto Space.
§  O episódio 38, "O Poderoso Beijo de Miyo", tem a participação da atriz Megumi Sekiguti, intérprete de Kei Yamashi/Himenin Emiha, irmã de Toha Yamashi/Jiraya.
§  Isao Sasaki, que deu vida ao professor Nambara, é considerado uma lenda das animesongs no Japão, interpretando os temas de Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar), Himitsu Sentai Goranger, JAKQ Dengekitai e outros.
§  A atriz Kyomi Sone (Kanoco Nambara) fez participação no episódio 4 de Kamen Rider Black como irmã mais nova de um motoqueiro.
§  O ator que dublou Jaspion fez a dublagem para o Change Griffon e o ator que dublou Macgaren também fez a dublagem para o Change Dragon em Changeman.
§  O seriado só era exibido até o episódio 44 ("Retorno Satânico"), o seguinte ("Sou o filho de Satã Goss") não era veiculado, o que causava frustação a qualquer seguidor fiel do seriado japonês. A estratégia permaneceu até meados de 1991. Quando por fim foi liberado pela primeira vez o episódio 45 ("Sou o filho de Satã Goss") e após essa 1ª exibição inédita, não foi veiculado o episódio 46 ("A união dos povos da Via Láctea"), após toda a reprise do seriado e a 2ª exibição do episódio 45 ("Sou o filho de Satã Goss") é que foi exibido o episódio final.

Comentários